Dia 26 de maio foi o dia de minha palestra sobre Marketing Sustentável para o Centro Sebrae de Sustentabilidade durante o Ciclos 2024, um grande evento realizado no Mato Grosso, para micro e pequenos empresários. (uma nota importante, fazia 17º Célsius em Cuiabá, quem vive lá ou quem conhece a região sabe que esta temperatura não é normal nesta época do ano e quem sabe em qualquer época – o clima ajudou a demonstrar que realmente estamos num momento complicado com os efeitos do aquecimento global e teremos grandes desafios para enfrentar a adaptação necessária ao meio ambiente)
A convite do SEBRAE – MT falei um pouco da experiência que tenho em construir uma aliança possível e altamente recomendável entre o Marketing e a Sustentabilidade para que os negócios possam prosperar pela visão do desenvolvimento sustentável.
Nestes últimos anos desenvolvi em minhas consultorias um modelo bem simples que pode ser aplicado tanto em grandes empresas como para as menores. Um modelo para que organizações e suas marcas abracem o ESG para a gestão de seus impactos e coloquem a sustentabilidade como estratégia do negócio, independente do segmento, tempo de existência ou tamanho ou valor, qualquer empresa pode C.R.I.A.R. um modelo de negócio mais sustentável.
Estas são as bases do modelo C.R.I.A.R negócios sustentáveis:
C = Conscientização – todas as empresas geram impactos positivos e negativos, conhecê-los e entender os desafios que o desenvolvimento sustentável impõe para os negócios e para a vida de diferentes stakeholders é o primeiro passo.
R = Relevância – a empresa deve assumir os desafios que realmente fazem sentido para o negócio e seus principais stakeholders, focando os temas materiais para melhorar seus impactos positivos e mitigar os negativos.
I = Implementação – o planejamento de convergência da empresa com a sustentabilidade como estratégia envolve a empresa a agir, a montar uma matriz de ativação que entregue os resultados esperados
A = Avaliação – indicadores devem ser usados para controlar o desempenho da organização sempre com o pensamento de melhoria contínua
R = Relevância – de forma consciente, relevante, bem implementada e avaliada de forma comprovada e transparente, a empresa pode e deve demonstrar ao mercado todas as suas conquistas. Sustentabilidade não é algo que se faça sozinho, é necessário inspirar mais pessoas a fazerem negócios com empresas mais sustentáveis, é necessário inspirar mais empresas a seguirem o caminho do desenvolvimento sustentável.
Este modelo é simples, a jornada complexa. Mas adiar a decisão de mudar o rumo dos negócios apenas deixará a rota para decadência do modelo de geração de valor atual das empresas mais curta, ampliará ainda mais a quebra da resiliência ambiental e provocará a falência de toda sociedade humana.
Fazer o bem e bem-feito não só dá licença para uma empresa operar, mas a certifica para trilhar um caminho de prosperidade para que possa atender as necessidades das pessoas desta geração e continue a atender a necessidade das pessoas das próximas gerações. Isto não só é sustentabilidade, também é marketing: conquistar e manter (gerações) de clientes.
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