Marketing Sustentável usa a criatividade e a inovação do marketing para gerar diferenciais competitivos para nossos clientes, colaborando ao mesmo tempo para atender os desafios que a sustentabilidade apresenta aos negócios.
É uma jornada de criatividade e inovação para acelerar a prosperidade das organizações que já colocaram a sustentabilidade como propósito maior de seus negócios e para garantir a sobrevivência das organizações que ainda precisam transformar seu modelo de negócio pela visão do desenvolvimento sustentável.
Entre nesta jornada com a Marketing Sustentável: ative suas marcas e seus negócios com uma pegada de sustentabilidade.
NOVO IMAGINÁRIO DO MARKETING SUSTENTÁVEL
Nosso planeta não pode ficar pequeno demais para nós todos. É imperativo e urgente a criação de um NOVO IMAGINÁRIO que estabeleça convergência entre o marketing e a sustentabilidade e desvende significados e propósitos humanos para construir modelos de negócios que gerem bem-estar para toda a sociedade, mantenham a resiliência ambiental e garantam ao mesmo tempo retorno econômico para as organizações e seus stakeholders.
Crie conosco um NOVO IMAGINÁRIO e lidere a transformação que as empresas e suas marcas precisam para sobreviverem, crescerem e perpetuarem.
Diretivas do marketing para a sustentabilidade
Torna possível a coexistência entre organizações, sociedade e nosso planeta. Inspiradas nas Leis da Robótica de Isaac Asimov
Lei ZERO
Acima de todas as coisas, uma organização não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.
1ª Lei
Uma organização não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei
Uma organização deve atender as necessidades da sociedade exceto nos casos que o atendimento de tais necessidades entre em conflito com as leis anteriores.
3ª Lei
Uma organização deve prosperar e proteger sua própria existência desde que isso não entre em conflito com as leis anteriores.
Estas diretivas inspiram um novo conceito para o marketing
Este novo conceito demanda uma nova forma de planejar as estratégias de marketing
Transformação do planejamento estratégico do marketing sustentável
Negócios com propósito maior
Marcas com causas
Comunicação com significado
Resultados de curto, médio e longo prazos
Geração de valor sustentável
Impacto socioambiental positivo para empresas
Promotor do desenvolvimento sustentável
Esta nova forma de planejar o marketing estabelece convergência entre o marketing e a sustentabilidade
Marketing convergente com a sustentabilidade
Marketing
Sustentabilidade
Marketing Sustentável
4Ps (produto, preço, praça, promoção)
5 Ps (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria)
Visão sistêmica com nova dinâmica transformadora
Foco no consumidor e em suas necessidades
Foco nas pessoas e em suas necessidades
Relacionamento com gerações de clientes
Impactar os consumidores
Melhorar a vida das pessoas
Promover bem-estar para todas as pessoas
Inovação
Cocriação
Cultura da colaboração
Valor de mercado / resultado de curto prazo
Valor para a sociedade / resultado de longo prazo
Valor compartilhado / resultado ao longo de todo tempo
Missão
Valores
Propósito
Conexão
Engajamento
Participação
Marca
Pegada
Legado
Shareholder
Stakaholders
Todo mundo
Vender mais
Consumir melhor
Ter pra todo mundo
Esta convergência exige um modelo divergente para a criatividade.
Criatividade divergente para o Marketing Sustentável
3 eixos são usuais para a criatividade em marketing
“Sair da caixa” para um NOVO IMAGINÁRIO exige um pensamento além destes eixos
Criar soluções depende de uma visão sistêmica
#desenvolver produtos/marcas #aumentar o consumo #promover vendas #marcas com causa #ciclo de vida #economia circular #comunicação transparente #fair trade #colaboração #logística reversa #pós consumo #acesso #empresas com propósito #inteligência artificial #bigdata #internet das coisas #economia compartilhada #abundância #mundo all-line #capitalismo consciente #energia limpa #cadeia de valor sustentável #desenvolvimento local #poluição #objetivos do desenvolvimento sustentável #geração de renda #valor compartilhado #aquecimento global #diversidade #limites planetários #responsabilidade socioambiental #……………………………………………………………………
O pensamento divergente envolve novas dimensões para o marketing resolver os mais profundos dilemas da sociedade ao mesmo tempo que cria valor aos negócios.
Dimensões do marketing sustentável
Nosso trabalho de marketing transforma a gestão dos negócios e das marcas para prosperarem através de uma visão completa da dimensão do desenvolvimento sustentável
Colocar o marketing dentro da dimensão do desenvolvimento sustentável impõe uma nova dinâmica e princípios norteadores de todo o trabalho das organizações e suas marcas..
Princípios da transformação para o Marketing Sustentável
Accountability
Responsabilidade em todos os processos durante o ciclo de vida de produtos e serviços
Transparência
Ser e incentivar todos os envolvidos para serem transparentes através do diálogo e colaboração
Comportamento ético
Ser e incentivar todos os envolvidos a manterem a ética em todas as dimensões do negócio
Fair play
Criar e preservar um mercado que garanta competição justa e plena
Respeito aos stakeholders
Conhecer, considerar e respeitar interesses de outras partes
Respeito aos direitos humanos
Ter ciência, obedecer e encorajar a todos que respeitem os direitos humanos reconhecidos internacionalmente
Soluções inovadoras
Promover resultados mais sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços
Foco nas necessidades
Análise crítica para utilizar apenas os recursos necessários nos processos implantados
Integração
Maximizar resultados sustentáveis durante todo o ciclo de vida dos produtos e serviços
Análise de valor
Incluir na equação de valor os custos e os benefícios para a sociedade, meio ambiente e economia
Consciência dos impactos
Conhecer os impactos positivos e negativos que marcas e organizações trazem para a sociedade e meio ambiente
Melhoria contínua
Ampliar o alcance dos impactos positivos e mitigar os impactos negativos
Esta nova dinâmica e os novos princípios transformam a gestão do marketing
Diferenciais e Benefícios da Gestão do Marketing Sustentável
Gestão de Marketing
Conquistar e manter clientes
Criar valor aos negócios
Gerenciar recursos finitos (econômicos, sociais e ambientais)
Gestão da Sustentabilidade
Conquistar e manter gerações de clientes
Compartilhar valor com stakeholders
Gerenciar recursos como capitais que precisam de retorno
Diferenciais
Relacionamento com propósito
Gerar valor para toda a sociedade
Substituir visão de disponibilidade para regeneração
Benefícios
Resultados de curto, médio e longo prazos
Bem-estar para pessoas com lucro aos negócios
Crescimento com equilíbrio socioambiental e economia de dinheiro