EQUILIBRADO, SISTÊMICO e GENERALIZADO, uma forma de significar o ESG para gerar bons impactos aos negócios.
ESG é EQUILIBRADO, entende que existem limites planetários que não podem ser rompidos e que existem pessoas com acesso limitado aos recursos do planeta para atenderem suas necessidades. E isto não é uma barreira para as empresas exercerem seu direito à livre iniciativa, envolve apenas um fundamento essencial para as empresas existirem, a liberdade impõe responsabilidade pelos impactos de suas iniciativas.
A proposta do ESG para os negócios busca equilíbrio entre as forças dos impactos positivos para aproveitar melhor cada oportunidade de mercado com as fraquezas dos impactos negativos para diminuir qualquer risco socioambiental existente em suas operações.
ESG é SISTÊMICO, não separa as dimensões econômica, social e ambiental nos resultados dos negócios, reconhece que qualquer iniciativa empresarial está inserida dentro de um sistema maior, o humano, e está contida dentro de um sistema fechado, o nosso planeta Terra.
A visão sistêmica do ESG muda a razão de existir das empresas, mais que transformar recursos socioambientais em produtos e serviços para negociar com consumidores e mercados com a missão de lucrar, seu propósito é gerar bem-estar para pessoas sem realizar prejuízos ambientais para a sociedade, a lucratividade é consequência dos bons impactos causados pelas suas operações.
ESG é GENERALIZADO, independente do setor, do porte e da localização, todas as empresas estão convocadas para incluir a governança ambiental e social, além da econômica, em suas práticas, não como tarefa ou processo de um departamento ou de um grupo de pessoas, mas como um modelo de gestão comum para toda a organização.
O ESG no geral representa uma ambição que todos os negócios devem ter para controlar todos os seus impactos negativos e melhorar todos os seus impactos positivos, atendendo as maiores aspirações de toda a sociedade mantendo um planeta viável para as próximas gerações de pessoas e de negócios.
ESG: EQUILIBRADO, SISTÊMICO e GENERALIZADO, para as empresas inovarem, partindo da premissa de resolver um problema humano sem causar outro.
Deixe um comentário